sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um belo texto sobre sentido e significado de José Saramago





"O diálogo fora difícil, com alçapões e portas falsas surgindo a cada passo, o mais pequeno deslize poderia tê-lo arrastado a uma confissão completa se não fosse estar o seu espírito atento aos múltiplos sentidos das palavras que cautelosamente ia pronunciando, sobretudo aquelas que parecem ter um sentido só, com elas é preciso mais cuidado. Ao contrário do que em geral se crê, sentido e significado nunca foram a mesma coisa, o significado fica-se logo por aí, é directo, literal, explícito, fechado em si mesmo, unívovo, por assim dizer, ao passo que o sentido não é capaz de permanecer quieto, fervilha de sentidos segundos, terceiros e quartos, de direcções irradiantes que se vão dividindo e subdividindo em ramos e ramilhos, até se perderem de vista, o sentido de cada palavra parece-nos uma estrela quando se põe a projectar marés vivas pelo espaço fora, ventos cósmicos, perturbações magnéticas, aflições."
Saramago, José. Todos os Nomes.

2 comentários:

  1. O sentido e o significado... É, parece ser este o desafio de Todos os nomes, né, Eloísa? Este livro de Saramago é capaz de nos alimentar o espírito com questões infinitas sobre tantas coisas. Um livro inesquecível.

    ResponderExcluir
  2. "sobretudo aquelas que parecem ter um sentido só"
    Adorei seuus comentários sobre simbologias. Nunca esgotaremos a interpretações e múltiplos significados que o livro Todos os Nomes possa carregar, pois cada um carrega chaves de mundos interiores diversos. Quando lemos vamos elaborando hipóteses que se confirmam ou se desfazem na nossa leitura e podemos, ou não, corroborar nossas ideias com a troca. Obrigada pelo seu atencioso comentário.
    Bjs.

    ResponderExcluir